Qual a importância das Assembleias Gerais para a Igreja no Brasil
A CNBB tem sempre se posicionado com clareza e prontidão diante das várias questões apresentadas pela sociedade atual. “São 50 Assembleias ao longo dos 60 anos da CNBB. Todas tiveram muita importância tanto para a Igreja quanto para a sociedade”, afirmou dom Geraldo, que foi de 2007 a 2010, presidente da Conferência dos Bispos do Brasil.
Bispos do Brasil já refletem o Tema Central desta 50ª Assembleia Geral
Os bispos reunidos nesta Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), começaram a discutir o tema central deste ano: “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”.
Para dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA), explicou que os mais de 300 bispos reunidos na Assembleia começaram a debater o tema central. “Esse tema central já tinha sido apresentado em 2010, pois, em 2008 aconteceu o Sínodo dos Bispos sobre esse assunto. O documento não ficou pronto a tempo de ser refletido na Assembleia daquele ano. Deixamos para 2011, mas foi ano de eleição na CNBB e não houve tempo hábil para as discussões”, disse.
Dom Murilo informou que o texto foi refletido hoje pelos grupos já que a intenção é fazer uma síntese sobre a Palavra de Deus de forma prática e objetiva. “Os documentos da CNBB não representam apenas a opinião de grupos de bispos, mas de todo o episcopado, pois, todos dão a sua contribuição”.
O arcebispo de Salvador também comentou sobre a Campanha da Evangelização. Segundo dom Murilo, apesar da campanha ser nova (começou em 2008) tem apresentado muitos frutos. “O importante é deixar claro para nossos leigos que a Igreja deve ser missionária”.
Dom Murilo Krieger participou da segunda coletiva de imprensa da Assembleia Geral da CNBB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário