No fim de semana, dias 1º a 4 de dezembro, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu em Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande do Sul (SP), o 2º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e de Assessores da Juventude. Nos quatro dias de trabalhos, os padres, religiosos e leigos, se debruçaram sobre o Documento 85 da CNBB “Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais”, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), e as propostas para a Pré-jornada e Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
Em todos os momentos, os bispos e padres assessores, nos abriram reflexões e buscaram respostas para questões atuais que envolvem as juventudes nas mais diversas realidades: familiares, sociais e espirituais. “As discussões sempre aconteceram de modo descontraído com a cara da juventude e com a mesma responsabilidade destes jovens que trabalham, estudam e procuram assumir o compromisso real com a proposta de Jesus Cristo”, afirmou padre Anderson Xavier Lopes, assessor do Setor Juventude da arquidiocese de Ribeirão Preto.
Participaram do encontro os bispos da Comissão Episcopal para a Juventude no Regional Nordeste 2: dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); do Nordeste 5: dom Vilson Basso, de Caxias (MA); do Regional Sul 1: dom Antonio Carlos Altieri, de Caraguatatuba (SP); do Centro-Oeste: dom José Luiz Majella, de Jataí (GO); e dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão para a Juventude. Os padres assessores Sávio, Toninho, André Torres (salesiano) – o padre referencial do Regional Sul 1,e Jefferson, do Rio de Janeiro, esclareceram os detalhes para JMJ de 2013.
Ainda segundo padre Anderson, durante o estudo do Documento “Evangelização da juventude” foram abordados vários aspectos da vida da juventude na Igreja. “A formação do Setor Juventude, o papel do assessor, as maneiras de fazer com que o setor se torne local de diálogo de todas as espiritualidades existentes em nossa Igreja”. Foi recordado também que a juventude está no coração da Igreja e com este trabalho é preciso responder aos questionamentos dos jovens, da sociedade e da própria igreja. Ainda foi apresentada a estrutura da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e suas respectivas funções.
À luz das cinco urgências propostas pelas DGAE os participantes constataram que a juventude tem um espaço privilegiado de ação da igreja. Houve ainda espaço para trabalhar a Campanha da Fraternidade 2013 que terá como foco a Evangelização da Juventude e o lema: “Eis me aqui, envia-me” (Is. 6,8). As propostas foram apresentadas e discutidas em plenário para elaboração do material para a CF-2013.
Por fim, os participantes refletiram sobre a JMJ de 2013, de modo particular a pré-jornada que deverá acontecer no Brasil, culminando com a Semana Missionária Jovem, que preparará todo o Brasil para a Jornada que tem como tema: “Ide, fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
Jovens Conectados!
A ocasião foi aproveitada para celebrar o primeiro ano do site Jovem Conectados, cujo objetivo é responder às exigências da evangelização através das redes sociais. A apresentação do balanço do primeiro ano foi feito pelos jovens voluntários. Encerrada a apresentação houve de um momento de confraternização.
“Foram dias intensos de estudos, troca de experiências e, principalmente, de esperança para a missão. Dom Eduardo lembrou que a missão é árdua, que existem renúncias, mas que as alegrias são incalculáveis, e juntos, podemos então cantar: ‘O rosto de Deus é jovem também. E o sonho mais lindo é ele quem tem. Deus não envelhece, tampouco morreu. Continua vivo no povo que é seu. Se a juventude viesse a faltar. O rosto de Deus iria mudar’”, completou padre Anderson.