Jovens pelo mundo se unem em orações a um mês da Jornada.
As estruturas e bastidores serão finalizados na primeira quinzena de julho.
Na data que marca um mês para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, no próximo domingo, 23, jovens do mundo inteiro se unem em uma grande corrente de oração pelo evento. As redes sociais, que conectam as pessoas para criar e fortalecer relacionamentos, vão ser o grande veículo da campanha internacional do Comitê Organizador Local (COL) em parceria com o May Fellings que vai se estender até 23 de julho.
Para participar basta entrar na página da JMJ Rio2013 no site mayfeelings.com e fazer o login através do Facebook ou Google+. Com a hashtag #Pray4WYD, os jovens podem contribuir com a divulgação da campanha.
No site será possível acompanhar as orações simultâneas de pessoas de diferentes países. Durante os 30 dias, o mapa do site vai destacar os lugares onde há alguém rezando pelo encontro da juventude com o Papa e os últimos preparativos.
A segunda etapa da campanha vai acontecer durante a semana da JMJ Rio2013 com o objetivo de unir o mundo inteiro em oração com o Papa. O slogan “E se a JMJ for 50 milhões de pessoas?” revela o desejo de unir todas as nações com o sucessor de Pedro.
150 indígenas estarão presentes na JMJ Rio2013

Entre as propostas do grupo, está um momento de interação e partilha entre os jovens indígenas e os demais peregrinos, com uma “roda de prosa” e a apresentação de rituais da cultura indígena. Os representantes ainda trouxeram uma pintura de Nossa Senhora da Amazônia, doada pela Arquidiocese de Manaus, para que seja entregue ao Papa Francisco durante a Jornada.
“A Jornada é uma oportunidade de mostrar que católicos e indígenas estão juntos, defendendo os mesmos valores humanos. Queremos que esses nossos jovens católicos repliquem dentro das aldeias essa convivência e experiência de fé que viverão na JMJ”, afirmou a coordenadora de Cultura do grupo, Papioñ, que tem seu nome de batismo como Cristiane Carla Pantoja Santos. Essa aproximação é sinal do clima de respeito e liberdade religiosa defendidos e vivenciados tanto pelo povo indígena como pela Igreja Católica. “Apesar de não ser católico, eu faço questão de que os nossos jovens católicos vivam aquilo que acreditam, manifestem a sua fé, vivam suas crenças”, testemunhou.
O grupo Raízes Históricas Indígenas faz parte do Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos Indígenas, uma organização não-governamental dirigida somente por índios. Fazem parte do grupo etnias como Tapaxó, Tapaxó Hã Hã Hãe, Umutina, Tupinambá, Guarani, Guarani Kaiowá, Potiguara, Karipuna, entre outros.
![]() |
| Palco Central - Vigília JMJ RIO 2013 |
Detalhes do sistema alimentício e Vigília JMJ Rio 2013
Grandes redes de restaurantes já estão aderindo à ideia, como Mc Donald’s, Habib’s e Parmê. São 45 lojas do Habib’s no Rio de Janeiro e cerca de 400 no Brasil.
Haverá um esquema diferenciado para o café da manhã, a distribuição está alinhada com os coordenadores, que passaram por treinamentos; o último será no dia 29 de junho. Serão 300 coordenadores de café da manhã, 10 supervisores responsáveis por 30 catequeses cada. O supervisor será a interface entre o coordenador e a logística da JMJ.
Para a Vigília, que acontecerá no sábado (27/07) e domingo (28/07), os peregrinos que fizeram a inscrição com alimentação receberão o Kit Vigília. Na caixa, que pesa 3 kg, contêm cinco refeições: almoço de sábado, janta de sábado, café da manhã de domingo, almoço de domingo e lanche. O kit será entregue ao peregrino ao longo da caminhada de 13km, onde terá diversos pontos espalhados pelo caminho até o Campus Fidei.



Nenhum comentário:
Postar um comentário