Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude
clique no site Oficial rio2013.com

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Concurso selecionará GRAFITEIROS para JMJ RIO 2013


Jornada Mundial da Juventude - JMJRio2013 
Estão abertas as inscrições para os grafiteiros que querem expor durante a JMJ Rio2013. O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) e a Jornada abriram edital para jovens peregrinos do mundo inteiro que tenham interesse em participar de workshop e exposição de grafite a ser realizada no período da JMJ. Os trabalhos selecionados ficarão em exibição por dois meses.
O concurso se destina a interessados em grafite, não necessariamente a profissionais, que usem o tema de arte sacra, priorizando a cruz (símbolo da Jornada) como mote para as pinturas. A técnica será a do estêncil. Sua execução se dará em workshop, com duração de três dias, para ensino da técnica das máscaras e da grafitagem. A pintura será feita sob tapume ou placa de mdf de 15mm, com medida de 280 x 180 cm.
Para se inscrever na categoria ‘Jovem grafiteiro peregrino’, os interessados deverão, até o dia 20 de dezembro de 2012, preencher a Ficha de Inscrição disponível no sitewww.museuartesacra.org.br, assinar o termo de liberação de direitos autorais e anexar o desenho a ser grafitado em pdf e os enviar por e-mail para grafite@museuartesacra.org.br. Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos. As inscrições são gratuitas. 
Serão selecionados até 80 projetos. Os nomes dos autores dos projetos classificados serão divulgados a partir de 1° de março de 2013 no site da JMJ (http://www.rio2013.com/pt) e do MAS-SP (www.museuartesacra.org.br).
Mais informações também podem ser obtidas através deste link do Museu de Arte Sacra.

Arte é JMJ 2013



Várias formas de expressão artística também farão parte da JMJ Rio2013. Do grafite à arte sacra, além de shows e exposições, um mundo de beleza e emoções estarão na programação. Isso é JMJ!
Uma parte da programação é montada com a participação dos peregrinos. É o Festival da Juventude e a exposição de grafite.
Festival da Juventude terá apresentações de músicas, peças teatrais, danças e exposições. No site da JMJ, estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher um dos formulários. Estas apresentações poderão acontecer em um dos 27 palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, em auditórios, teatros, museus. Cada um dos 27 palcos representa um dos estados brasileiros. Um grupo de quadrilha de São João, no interior do Nordeste, por exemplo, pode se inscrever para representar seu estado.
Estão abertas também as inscrições para os grafiteiros que querem expor durante a JMJ Rio2013. O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) e a Jornada abriram edital para jovens peregrinos do mundo inteiro que tenham interesse em participar de workshop e exposição de grafite a ser realizada no período da JMJ. Os trabalhos selecionados ficarão em exibição por dois meses. Para se inscrever na categoria ‘Jovem grafiteiro peregrino’, os interessados deverão, até o dia 20 de dezembro de 2012, preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.museuartesacra.org.br , assinar o termo de liberação de direitos autorais e anexar o desenho a ser grafitado em pdf e os enviar por e-mail para grafite@museuartesacra.org.br. Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos. As inscrições são gratuitas.
Mais informações também podem ser obtidas através deste link do Museu de Arte Sacra.
A Jornada Mundial da Juventude já faz parte de sua vida. Organize seu grupo e junte-se a jovens de todo mundo unidos em um mesmo testemunho de fé. Tire suas dúvidas sobre como acontecerão as inscrições dos peregrinos.
Jornada Mundial da Juventude - JMJRio2013

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Minha Camisa na JMJ 2013


20/09/2012 - JMJ





Já pensou em ter a sua arte estampada em uma das camisetas oficiais da JMJ Rio2013? É possível por meio do concurso cultural#MinhaCamisaNaJMJ que está rolando nas redes sociais (TwitterFacebook).
As artes enviadas serão avaliadas por uma comissão que escolherá 10 modelos finalistas. As finalistas serão postadas no Facebook oficial da JMJ, no qual ocorrerá uma votação pública para escolher três camisetas vencedoras. Elas serão confeccionadas como camisetas oficiais da JMJ. Os três vencedores ganharão camisetas com a arte enviada, além de um kit de produtos oficiais da Jornada.
Envie uma proposta de arte de camiseta usando a marca da Jornada e respeitando o manual de identidade visual disponívelaqui no site. O prazo para enviar a arte vai até 8 de outubro deste ano. A votação das três melhores ocorre de 13 a 20 de outubro. O resultado sai dia 23 de outubro.
Para participar, clique aqui.
A realização de concursos e sorteios está movimentando a participação dos internautas na JMJ Rio2013. Outra promoção que está rolando é o sorteio de uma camiseta oficial da JMJ com a letra do Hino. Para participar, clique neste link http://goo.gl/AAAVS
O sorteio ocorre nesta sexta-feira, 21.
fonte: rio2013.com
Jornada Mundial da Juventude - JMJRio2013

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

9ª Assembléia do CNLB- Núcleo Diocesano de Umuarama, em união com outras Pastorais


Ontem, 02/09, domingo, das 8h00 às 17h00, no CDF 3, aconteceu o 3º Encontro de Formação e a 9ª Assembleia do Conselho Nacional de Leigos e Leigas – CNLB - Núcleo Diocesano de Umuarama, com a participação das Pastorais Sociais, do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora, CEBs, PJ, Cáritas e demais Movimentos e Organismos.
9ª Assembleia CNLB no Rio de Janeiro
O encontro foi organizado por Maria Dirce dos Santos Laureano – coordenadora do CNLB - Núcleo Diocesano de Umuarama, e por Reginaldo Urbano Argentino, coordenador da Cáritas Diocesana, dos Projetos EMAÚS, AME (que está organizando as Santas Missões Populares) e BOM SAMARITANO. Foi um EVENTO inédito e histórico, pois, após muitas tentativas foi a primeira vez que a Diocese conseguiu articular tantas pastorais, movimentos e organismos em torno de estudos e problemas afins. Além de que as SMP estão trabalhando o 3º e 4º blocos que visam: O dom e a dignidade da vida em primeiro lugar; com a finalidade de olhar e meditar o tempo presente e partir para ações que priorizam a dignidade da vida, valores humanos, a ética, a cidadania; analisando a realidade da região onde vivemos para valorizar o positivo e transformar o negativo através da consciência crítica e ações para o bem-comum.
Com a participação de 55 pessoas, o assessor Jardel Neves Lopes, de Curitiba, coordenador das Pastorais Sociais do regional Sul II-Paraná, trabalhou o subsídio da 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA, assessorada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; semana esta que já está acontecendo nas bases (em todo o Brasil) e visa culminar, – com apresentações do que aconteceu em cada Diocese e em cada Regional, – em nível nacional, de maio a setembro de 2013. O tema da 5ª semana é: UM NOVO ESTADO, CAMINHO PARA UMA NOVA SOCIEDADE DO BEM-VIVER: Estado para quê e para quem? O objetivo é refletir sobre a função do estado – que está totalmente desfocado da sua verdadeira função – e encontrar pistas, a partir da nossa realidade sócio-políitco-eclesial, de como, enquanto sociedade organizada, podemos participar do processo de democratização do Estado Brasileiro, começando pelas bases, atuando nos espaços onde vivemos, pois muitas vezes, participamos das pastorais e, por outro lado, não atuamos nos conselhos, nas equipes e organizações dos órgãos sociais nas suas diversas instâncias.
Além da 5ª Semana e da 9ª assembléia, foram tratados assuntos sobre o CNLB e CDL, planejamento para 2013, decisão de desenvolver a formação e algumas ações conjuntas entre as várias pastorais com o CNLB, moção de repúdio ao governador do estado em favor da duplicação da PR 323, convite para participação na sessão da câmara de vereadores que sejam Leigos e Leigas atentos e atuante.
O assessor Diocesano do CNLB - Núcleo Diocesano de Umuarama, Pe. Natalino Davanso, SJBP, pároco da Paróquia São Sebastião, Altônia, participou o dia todo e presidiu a Santa Missa. E o coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora – Pe. Wilson Alexandre Pintenho nos brindou com sua presença e convidou os participantes a apresentarem para a Coordenação da Ação Evangelizadora as pistas/sugestões de como as Pastorais Sociais ajudarão a concretizar o Projeto Bom Samaritano, inserido nas SMP, e resgatando o trabalho social na nossa Diocese, transformando os cristãos em cidadãos mais atuantes e agentes contra a corrupção.

Dirce Laureano
Coordenadora Diocesana do CNLB- Umuarama
Secretaria das Pastorais Sociais Regional Sul II- Paraná

Festa AVENTURA da CRUZ & HINO JMJ RIO 2013

sábado, 1 de setembro de 2012

Setembro mês da BÍBLIA na Lectio Divina

Realize uma boa LECTIO DIVINA agora!


Estamos em mais um dos meses temáticos. Além dos temas dos textos bíblicos e os próprios da liturgia, a Igreja no Brasil nos sugere um assunto que perpassa todo o mês para a nossa reflexão.
Não importa a forma aprofunde-se na Bíblia
Em setembro, a Igreja Católica celebra o mês da Bíblia. Esse mês temático foi criado em 1971 e ele foi escolhido porque no último domingo celebramos o Dia Nacional da

Bíblia, devido à proximidade da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos Bíblicos, no dia 30.
ORE com a Bíblia
A cada ano um livro bíblico é aprofundado em nossas comunidades, seja pelas reuniões de grupos, seja pelas publicações, ou ainda pelas celebrações. Nesse ano, o tema deste mês é “discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos”. A escolha desse evangelista ocorre devido ao ano “B” da liturgia dominical, que contempla a leitura desse texto. Jà está previsto para os próximos anos seguir o mesmo tema à luz do evangelho do domingo: Lucas, Mateus e depois, em 2015, João.
Graças aos apóstolos, mais próximas testemunhas que viveram com Jesus Cristo, chegam até nós a Boa-Notícia da Salvação proclamada pelo Filho de Deus. Assim se expressa São Pedro: "Senhor, para quem iremos nós? Só Tu tens palavras de vida eterna?" (Jo 6, 68).
Fé na Palavra, que é viva! O Verbo é o prório Cristo: Ele é a Palavra viva! A Bíblia, ou Sagrada Escritura, é como uma carta enviada, que hoje atualizamos com a prática da fé, à luz da Tradição da Igreja e do Magistério Pontifício. É a Sua Palavra viva e eficaz.
O que a Palavra de Deus me diz, ainda hoje, aqui e agora? Deus fala, ainda hoje, e as palavras são dirigidas a todas as pessoas. Este é o grande mistério da Palavra de Deus. Para cada um dirige pessoalmente a sua voz.
Essa verdade tem consequências enormes. Você precisa ter consciência do que Deus diz na Palavra, a fim de não perder esses momentos especiais. É então que se faz necessário perguntar: O que Deus diz para mim, hoje?
Fé na Palavra, que dá a vida! A Palavra que é dirigida a mim, pessoalmente, é a fonte da verdadeira vida. A Palavra deve ser assumida com uma fé profunda, que é sempre dirigida a mim – aqui e agora!!
 Encontro com a Palavra viva: sobre o tema, a verdadeira escola de escuta e oração, o Papa João Paulo II, em sua Cartapara o terceiro milénio, Novo millennio ineunte, nos lembra este verdadeiro programa de pastoral. Ele escreve: "É necessário que a escuta da Palavra de Deus deve tornar-se uma vida de acordo com a tradição antiga e sempre válida da lectio divina, para ajudar a encontrar o texto bíblico como Palavra viva que interpela, orienta e plasma a existência". Este foi o método escolhido para ser seguido pelos nossos círculos bíblicos.  É também o capítulo IV de nosso 11º Plano de Pastoral de Conjunto: “A Palavra de Deus: lugar Privilegiado para o En contro com Jesus Cristo”.
A Palavra é uma palavra constantemente presente. Jesus envia seus discípulos a todo o mundo, ordena-lhes fazer discípulos entre as nações por onde passaram, a pregar a Palavra exatamente como foi comunicada a eles.
Ler a Bíblia supõe abertura a ação do Espírito Santo, mas também aprofundamentos. São importantes alguns estudos preliminares que fornecem uma visão geral das informações básicas sobre o ambiente em que o livro foi escrito. Por isso, é preciso conhecer o contexto mais amplo da Bíblia. Este contexto irá variar dependendo de qual livro queremos ler.
Por exemplo: é óbvio que devemos ler os Evangelhos com uma ótica diferente como lemos o livro do Apocalipse. Esta preparação é ainda mais necessária no caso do Antigo Testamento, que contém uma série de textos escritos dentro de uma cultura muito antiga. Novas traduções são fornecidas e somos ajudados com os comentários de rodapé ou à margem do texto. Recorrer aos Dicionários Bíblicos também nos complementa a ter uma visão mais ampla dos temas e situações. Estes materiais nos ajudam para a leitura individual. Nesse aspecto, vale a pena mencionar dois princípios básicos de leitura da Bíblia. Na sua base, há uma regra geral que diz que toda a Bíblia é um farol para os seres humanos. Assim, o primeiro e fundamental princípio para se ler a Bíblia é este: cada declaração das Escrituras considera o contexto em que ela ocorre.
A segunda regra aplica-se a ter em conta os diferentes tipos de passagens literárias da Bíblia. Quem já teve até mesmo um contato superficial com várias obras literárias sabe que o caminho para ler e interpretar tais documentos, ou prosa (como o romance) e poesia é uma forma diferente. Os autores bíblicos também se beneficiaram de uma grande variedade de gêneros literários. Na Bíblia, encontramos textos poéticos (por exemplo, Salmos); encontramos fragmentos de documentos oficiais (por exemplo, no livro de Esdras, Macabeus); encontramos fragmentos de narrativa (por exemplo, em Atos dos Apóstolos). Cada leitura é um pouco diferente. E é necessário evitar o maior perigo na leitura da Bíblia, que é a interpretação fundamentalista. Esta interpretação é de significado literal de cada uma das frases das Escrituras, sem levar em conta as implicações históricas da criação do texto. A leitura fundamentalista da Bíblia enfatiza a interpretação literal. Necessitamos descobrir o que está na narrativa bíblica e que é o mais importante, a saber – a mensagem de levar o homem para a salvação.
O nosso dia deveria começar com a leitura da Palavra. A tradição da Igreja nos coloca os salmos para a oração da Liturgia das Horas. É, pois, importante que o inciemos com a leitura orante da Palavra de Deus, algo que vai proteger o nosso coração durante o dia, como Maria, que mantinha tudo no seu coração. Armanazenar a Palavra logo de manhã para irmos “ruminando” durante todo o dia. No final do mergulho na meditação, iniciamos um novo dia com todos os problemas que ele traz, mas no coração temos uma palavra, ou pelo menos um de seus versos, algo recebido e acolhido a partir da leitura.
Na liturgia da missa os vários textos se complementam e na sequência nos ajudam a mergulhar ainda mais no mistério.
Que no mês da Bíblia, em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas comunidades e principalmente na animação do nosso círculo bíblico possamos cada vez mais colocar a Palavra de Deus como centro de nossa ação evangelizadora.
† Orani João Tempesta, O. Cist.
  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

visualizações no JMJ Dioc. Umª