Qua, 06 de Julho de 2011
Encontro Vocacional do Neocatecumento depois da JMJ Colônia, em 2005
Mais de um quarto de todos os jovens brasileiros inscritos para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri – ou, mais exatamente, 3.850 pessoas de todo o Brasil. Esse é o número – até agora – de jovens do Caminho Neocatecumenal que atenderam ao chamado do Papa Bento XVI e estão preparando as malas para a grande peregrinação que acontecerá em agosto. É, de longe, o maior grupo brasileiro.
Além de participar da JMJ, esses quase quatro mil jovens sairão em duplas e farão um trabalho missionário durante a pré-Jornada, anunciando, o evangelho em cidades da Espanha e de Portugal. E logo depois da Jornada Mundial da Juventude, no dia 22 de agosto, participarão de um grande encontro vocacional que deverá reunir cem mil jovens do mundo inteiro.
Jovens Conectados conversou com Luiz Genédio Jorge, o coordenador nacional dessa grande delegação. Para ele, é o sentimento de gratidão para com Deus que atrai tantos jovens, além do entusiasmo transmitido por aqueles que já fizeram a experiência de participar de uma JMJ. Ele também falou um pouco de como está sendo a preparação do grupo, contou detalhes das missões e do encontro vocacional e falou sobre a relação do Neocatecumenato com a JMJ. Confira:
Jovens Conectados: Como é o trabalho de organização de um grupo tão grande, espalhado por todo o país?
Luiz Genédio: A organização do Caminho Neocatecumenal se dá por intermédio de Catequistas Itinerantes e Catequistas Regionais. Quando finda uma Jornada Mundial, os diversos catequistas, junto com os párocos, iniciam a preparação da próxima JMJ.
Nós temos visto todos estes anos que, em primeiro lugar, a fé (e o amor à Igreja, que nos educa) é o que motiva os jovens a desejarem estar com o Papa. Pois foi o Papa quem convocou as JMJs; e o amor à Igreja e ao Papa leva os jovens a ultrapassar todas as dificuldades, tanto econômicas, como técnicas e de logística.
Para ir a Sidney, por exemplo, como as limitações na quantidade de voos eram maiores, nossos jovens foram divididos em grupos que viajaram via Chile, Argentina, África do Sul, Estados Unidos e até mesmo por Dubai.
Assim, em cada grupo contratam os voos, analisam os roteiros, etc., sempre seguindo as orientações dos Iniciadores do Caminho Neocatecumenal e dos responsáveis pelo Caminho no Brasil. Além disso, há uma equipe de Brasília que presta apoio aos organizadores regionais.
Jovens Conectados: por que os jovens do Caminho Neocatecumenal estão dando uma resposta tão positiva ao chamado da Jornada?
Luiz Genédio: Em primeiro lugar, por agradecimento a Deus e à Igreja. A Igreja, através desta "modalidade diocesana de Iniciação Cristã" que é o Caminho Neocatecumenal, têm reconstruído muitos matrimônios, famílias e jovens. Muitos jovens destas famílias somente nasceram por seus pais terem obedecido ao Magistério da Igreja e arriscado ter filhos acima da média “normal”.
Em segundo lugar, porque a fé é transmitida. A experiência transmitida por tantos jovens que participaram em outras JMJs suscita o desejo em tantos outros jovens.
Jovens Conectados: Como esses jovens estão se preparando para a Jornada, espiritual e materialmente?
Luiz Genédio: Do ponto de vista espiritual, estão participando de uma comunidade na paróquia que os mantêm e os fortalece na fé. Envolvidos numa caminhada de pedagogia da fé, unidos ao pároco e a seus catequistas, recebem continuamente, e por anos, uma formação espiritual que os alimenta. Ao mesmo tempo, nos diversos encontros para organizar a peregrinação, participam de celebrações e catequeses nas quais são encorajados a colaborar com os demais a superar as dificuldades na preparação da JMJ.
Do ponto de vista material, estão trabalhando individualmente ou em comunidade. Em cada lugar, organizam-se em grupos nas paróquias para vender lanches, bolos, almoços, arrumação de salões, trabalham como babás, etc.
Jovens Conectados: Há uma relação especial entre o Caminho e a JMJ?
Luiz Genédio: O Caminho Neocatecumenal sempre esteve presente, dentro das suas possibilidades, a pedido do próprio Papa e de seus auxiliares mais próximos, nas Jornadas Mundiais da Juventude. Temos obedecido à Igreja em tudo o que nos foi pedido: conselhos, ajuda de pessoas, organização dos jovens, etc. Estamos contentes em constatar tantos frutos de conversão e amor a Cristo e à Igreja nas vidas dos jovens.
Hoje as JMJs estão bastante estruturadas, e, por meio do Pontifício Conselho para os Leigos, seguimos colaborando naquilo que o Senhor suscitou ao Caminho Neocatecumenal. Neste sentido, a relação entre as JMJs e o Caminho foi estreita e continuada. No início, não havia nada programado ou estruturado, aos poucos Deus tem indicando o que fazer. Temos feito o que a Santa Sé nos solicitou ao longo dos anos e dentro de nosso carisma na Igreja, seguindo o que as pegadas de Cristo marcavam a cada momento.
Jovens Conectados: Como serão essas missões na Europa?
Luiz Genédio: Seguindo as orientações dos Iniciadores do Caminho Neocatecumenal e dos Itinerantes internacionais das diversas nações, surgiu a necessidade de fortalecer o convite aos jovens a participarem da JMJ.
Como em JMJs anteriores (de Denver, em 1993, a Sydney, em 2008) e agora em Madri, os jovens do Caminho Neocatecumenal fazem um percurso, parando nas cidades para evangelizar pelas ruas. Anunciam o querigma e encorajam os jovens das cidades que visitam a participarem da JMJ, junto ao Papa.
O anúncio, pelos jovens, do querigma de Cristo, que pela sua morte e Ressurreição salva a humanidade e nos abre o Céu é, sem dúvidas, uma missão que Deus nos encomendou também nestas Jornadas. A Santa Sé, o Santo Padre e diversos bispos têm nos encorajado a fazer estes anúncios, de cidade em cidade, até a chegada a Madri.
Jovens Conectados: Como os jovens do Caminho viverão a Jornada?
Luiz Genédio: Cada Grupo, junto aos seus catequistas e presbíteros, organizam os roteiros que abrangem momentos de oração, evangelização, celebração da Eucaristia e da Liturgia das Horas, além de tempo de lazer, etc. Os jovens participarão também em diversas catequeses e atividades organização oficial da JMJ em Madri.
Jovens Conectados: Como será o encontro vocacional depois da JMJ?
Luiz Genédio: O ano o Encontro será na segunda-feira, dia 22 de agosto, no mesmo local do Encontro final com o Papa [o Aerodromo de Cuatro Vientos]. O início está previsto para 18:30.
Como já é costume, após a celebração com o Papa, o Caminho Neocatecumenal organiza um Encontro Vocacional para os seus jovens que fizeram a peregrinação e participaram dos dias da JMJ. No contexto de uma Celebração da Palavra, presidida pelo Ordinário do lugar, Kiko Argüello [um dos fundadores do Caminho] faz um querigma que chama à conversão e convida os jovens a oferecerem a vida a Cristo como presbíteros (rapazes) ou como religiosas (moças).
Recolhemos, deste modo, os frutos da pregação do Papa e do que Deus suscitou nos jovens ao longo dos dias de peregrinação.
Jovens Conectados: Que frutos o Caminho espera da JMJ?
Luiz Genédio: Esperamos que esta JMJ produza nos jovens um maior amor a Cristo, à Igreja e ao Santo Padre. Que confirme os jovens na fé e os fortaleça no itinerário de formação cristã em suas paróquias. Desejamos também que o Senhor suscite muitos jovens para o presbiterato e muitas moças para a vida consagrada, além da vocação para o matrimônio cristão. Tudo isso será, certamente, uma grande graça para eles e para a Igreja.
Jovens Conectados: Você quer acrescentar algo mais?
Luiz Genédio: Rezemos pelos jovens para que descubram o Amor de Deus por eles e, como o Papa falou, sejam as JMJs um verdadeiro "laboratório da fé". Peçamos que a Virgem Maria, Estrela da Nova Evangelização, ilumine e proteja nestas JMJs a tantos jovens, a fim de tirá-los da morte, do pecado e do inferno, e possam experimentar a verdadeira liberdade que é a de amar a Cristo, e n'Ele, a todos os homens.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Caminho: www.caminoneocatucumenale.it.
Entrevista concedida a Moisés Nazário
Site Oficial http://www.madrid11.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário