quarta-feira, 27 de março de 2013
domingo, 24 de março de 2013
Semana Santa 2013


Jesus, como todos sabem é o filho de Deus, que foi enviado para a terra para dar esperança e acrescentar a fé nos corações das pessoas, através de conselhos e maravilhosas obras sempre salvando a humanidade da condenação ao ser crucificado e morto de forma injusta, porém ressuscitando no terceiro dia para se juntar a seu pai em seu reinado de glória.
Ó"Hosana" (da transcrição grega: ὡσαννά,= hōshanna) é o grito de exaltação ou adoração entoado em reconhecimento ao messianismo de Jesus em sua entrada em Jerusalém, Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! (Mateus 21:9) É usado da mesma maneira na exaltação de Cristo, nas celebrações de algumas religiões cristãs, os devotos cantam "Hosana nas Alturas".

A semana Santa oferece uma celebração que remete aos principais feitos envolvendo a trajetória de Jesus Cristo. Em 2013 ela vem celebrada nos dias 24(Domingo de Ramos) até 31 de março (Páscoa do Senhor). Uma celebração bastante importante para a Igreja Católica, sendo assim que cada dia possui um significado. Estes significados que começam pelo Domingo de Ramos, fazendo memória a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele é recebido como o grande rei da cidade, com ramos de palmeiras, daí que surgiu o nome deste tia e por este motivo durante as celebrações diversos fiéis devem levar as procissões ramos de palmeiras ou oliveiras.

A semana Santa oferece uma celebração que remete aos principais feitos envolvendo a trajetória de Jesus Cristo. Em 2013 ela vem celebrada nos dias 24(Domingo de Ramos) até 31 de março (Páscoa do Senhor). Uma celebração bastante importante para a Igreja Católica, sendo assim que cada dia possui um significado. Estes significados que começam pelo Domingo de Ramos, fazendo memória a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele é recebido como o grande rei da cidade, com ramos de palmeiras, daí que surgiu o nome deste tia e por este motivo durante as celebrações diversos fiéis devem levar as procissões ramos de palmeiras ou oliveiras.
Jesus vai á Jerusalém para celebrar a páscoa judaica com seus discípulos e a última celebração de onde Jesus participa. A segunda feira santa é o segundo dia que vem depois do domingo de ramos, na terça feira santa devem ser celebradas pelos católicos as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria que fazem alusão ás 7 tristezas onde Maria, mãe de Jesus passou.
É um dia considerado de penitência onde os cristãos procuram cumprir as promessas de vários tipos. Durante a Quarta Feira santa deverá ocorrer a celebração da piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos, que nada mais é do que a invocação e devoção pela igreja católica a Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, uma santa que também é celebrada durante a Semana Santa.
Algumas outras igrejas celebram também o chamado Ofício das Trevas, que nessa época que a morte de Jesus vinha próxima o mundo se encontrava em trevas. Já na quinta feira da ceia deve acontecer a celebração do Crisma onde são abençoados os óleos utilizados durante o batismo, a crisma e a unção dos enfermos. Já no mesmo dia devem ser lembrados os gestos de Jesus antes de Judas o entregar aos inimigos onde na mesma noite é preso e interrogado.

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas (especialmente a Católica Romana) ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano entre 30 ou 33dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
fontes:ksnoticias.com; wikipedia.org;
![]() |
| Domingo de Ramos(Astorga, Espanha) |
sábado, 23 de março de 2013
ABRAÇO HISTÓRICO ENTRE DOIS PAPAS MARCA VISITA DE FRANCISCO A BENTO XVI
NO PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE DOIS PAPAS DA HISTÓRIA, AMBOS SE ABRAÇARAM E REZARAM JUNTOS NA MANHÃ DESTE SÁBADO EM CASTEL GANDOLFO

Pela primeira vez na história da Igreja Católica, pelo menos com referências escritas, um papa em plenos poderes e outro emérito se reuniram, se abraçaram e rezaram juntos "como irmãos", como fizeram neste sábado Francisco e Bento XVI.
O encontro aconteceu na residência apostólica de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, onde Bento XVI vive desde que renunciou ao pontificado, em 28 de fevereiro, e para onde Francisco viajou dez dias após ser eleito pontífice.
O papa embarcou no Vaticano às 12h03 locais (8h03 de Brasília) em um helicóptero que aterrissou no heliporto da residência pontifícia 25 minutos depois.
Lá o esperava, apoiado em um bastão, Bento XVI, e ambos se abraçaram de forma "belíssima", segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

A imagem destes dois pontífices, ambos vestidos de branco, ficou para a história.
Bento XVI usava uma singela batina e um casaco brancos, enquanto Francisco também usava batina branca, sendo distinguido pela mantelete branca e uma faixa da mesma cor.
Eles foram de carro até o Palácio Apostólico, com Francisco do lado direito do automóvel, o lugar tradicional ocupado pelo papa, e Bento ficou à esquerda. À frente ia o prefeito regional da Casa Pontifícia e secretário do papa emérito, Georg Gänswein.
Já na residência, eles foram à capela para rezar. Bento XVI ofereceu o lugar de honra a Francisco, e este recusou dizendo "somos irmãos". Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco.
Após a oração, os papas se reuniram a sós na biblioteca privada, onde conversaram por 45 minutos.
Francisco presenteou Bento XVI com um quadro de Nossa Senhora da Humildade. Quando o entregou, o papa, que disse a Bento XVI: "Me permita, quando o vi, pensei em ti por todos os exemplos de humildade e ternura que nos deu em seu pontificado".
Depois do encontro a sós, eles almoçaram junto com os secretários Georg Gänswein e Alfred Xuereb. Após a refeição, Francisco retornou ao Vaticano e se despediu de Bento XVI no heliporto.
Ainda não foram divulgados os temas sobre os quais falaram, embora se saiba que Bento XVI ordenou que o dossiê sobre o Vatileaks - o escândalo de intrigas, enfrentamentos e supostos casos de corrupção no Vaticano - preparado por três cardeais fosse entregue diretamente ao futuro papa, ou seja, a Francisco.

Segundo o arcebispo Loris Capovilla, que foi secretário de João XXIII, Bento XVI também deixou para Francisco um dossiê de quase 300 páginas, escrito de próprio punho, sobre outros temas diferentes ao Vatileaks, disse o jornal italiano "La Stampa".
Sobre o Vatileaks, o porta-voz Lombardi confirmou há vários dias que o relatório já estava à disposição do papa Francisco.
Bento XVI criou na primavera do ano passado uma comissão formada por três cardeais para que averiguassem o vazamento e a publicação de documentos reservados do pontífice e do Vaticano.
Por esse caso foi detido, condenado e depois perdoado por Bento XVI aquele que foi seu mordomo, Paolo Gabriele.
Os três cardeais interrogaram mais de 30 pessoas, e entregaram toda a documentação em dezembro de 2012 ao agora papa emérito, que decidiu que a repassaria a seu sucessor.
Lombardi não descartou que durante as congregações preparatórias para o conclave (que definiu o argentino Jorge Mario Bergoglio como novo pontífice) os três cardeais informassem aos demais sobre o que verificaram, embora, segundo disseram à Agência Efe alguns dos participantes, entre eles o peruano Juan Luis Cipriani, receberam "muito pouca" informação.
Esta foi a primeira vez que Bento XVI e Francisco se viram pessoalmente desde que o segundo se tornou pontífice, embora já tivessem conversado por telefone em várias ocasiões recentes.
Em todos os seus discursos, Francisco reservou palavras de afeto a Bento XVI, a quem sempre chama de "meu antecessor, o querido e venerado papa Bento XVI".
sexta-feira, 22 de março de 2013
Selo de carta com Logo da JMJ RIO 2013

Para auxiliar a promover a JMJ Rio2013, agências dos Correios no Brasil vão começar a estampar um selo especial, a partir de 23 de março de 2013. O selo vai mostrar as partes do logo oficial (vide ilustração), que formam uma imagem simbolizando o coração do discípulo que se refugia em Jesus.
No centro está o Cristo Redentor, o ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Na parte superior do coração circundante é o contorno do Pão de Açúcar, que é um símbolo universal do Rio de Janeiro. A cruz no canto superior esquerdo do selo aumenta a sensação de fé e religiosidade no Brasil. As partes do coração em azul representam as costas marítimas brasileiras.
O selo terá um valor de face sendo a taxa de envio por carta normal (R$ 1,20) e pode ser adquirido na loja online Correios, ou pessoalmente nas organizações de vendas ou nas agências Correios.
quarta-feira, 13 de março de 2013
PAPA Francisco para JMJ RIO 2013
Jovens do mundo inteiro se alegram com o sim do Papa Francisco e com a vinda dele ao Brasil neste julho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em sua primeira viagem apostólica internacional. Como Comitê Organizador Local (COL), manifestamos nossa unidade com o novo Vigário de Cristo na terra e nossa fidelidade e obediência ao seu pastoreio.
Biografia

Cardeal Jorge Mario Bergoglio, SJ, arcebispo de Buenos Aires, Argentina. Nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires. Ele foi ordenado padre jesuíta em 13 de dezembro de 1969 durante os estudos teológicos na Faculdade de Teologia de San Miguel.
Ele se formou mestre em San Miguel, onde também ensinou teologia. Foi Provincial da Argentina (1973-1979) e reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel (1980-1986). Depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.
Em 20 de maio de 1992 ele foi nomeado bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires, recebeu a consagração episcopal em 27 de junho. Em 3 de Junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e substituiu o Cardeal Antonio Quarracino em 28 de fevereiro de 1998.
Foi relator Adjunto Geral da 10ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, outubro de 2001.
Ele atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina a partir de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011.
![]() |
| notícias em todos os jornais |
Criado e proclamado cardeal pelo Beato João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro de 2001, com o título de S. Roberto Bellarmino (Santo Roberto Belarmino).
Membro de :
Congregações: para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
Conselho Pontifício para a Família;
Pontifícia Comissão para a América Latina.
Fonte: Vaticano
Em encontro com presidente do Brasil, Papa fala da participação na JMJ e do desejo de ir à Aparecida

Em audiência particular com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o Papa Francisco confirmou novamente sua participação na JMJ Rio2013. O encontro, que durou cerca de meia hora, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 20 de março. Na ocasião, o Sumo Pontífice contou a presidente que espera um grande número de jovens no encontro de julho no Rio de Janeiro. Como resposta, Dilma reforçou a acolhida que os peregrinos terão na cidade. “A Jornada vai atrair para o Brasil milhares de jovens católicos, que serão muito bem recebidos, como a gente sempre faz”, disse.
Papa Francisco também presenteou Dilma com o documento síntese da Conferência Episcopal Latino-Americana de Aparecida em 2007. “Ele me disse assim: você não lê tudo, porque você pode se aborrecer, então, você pegue o índice e pegue os assuntos que te interessarem e vai lendo aos poucos”, contou a presidente.
O Papa também se mostrou solidário as vitimas da tragédia de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quando mais de 200 jovens foram vítimas de um incêndio em uma boate. “Ele também me deu um conselho e me disse: eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura e, em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura”, concluiu a presidente brasileira. A tragédia gaúcha aconteceu em janeiro deste ano.
Após a audiência, a presidente Dilma Rousseff afirmou também aos jornalistas o desejo do Sumo Pontífice em visitar o Santuário de Aparecida após sua presença na Jornada. Porém, o porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, indicou a um jornal brasileiro que ainda não há anúncio oficial da passagem do Papa pela cidade da padroeira do Brasil.
“Não tenho nenhum detalhe a confirmar”, disse. “A presidente está livre para dizer o que quiser. Mas de nossa parte não há nada ainda a ser anunciado”, afirmou. Lombardi reconheceu que a viagem ao Brasil deve de fato ocorrer. “Mas os planos ainda não estão feitos”, disse.
O cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, manifestou sua alegria pela notícia da possível vinda do Papa também na Casa da Mãe Aparecida, em entrevista ao programa da Rádio Vaticano, em Roma. O Papa Francisco já visitou o Santuário Nacional em 2007, na ocasião da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

sexta-feira, 1 de março de 2013
Assinar:
Comentários (Atom)







