Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude
clique no site Oficial rio2013.com

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Juventude é tema da Semana da Solidariedade 2012

Juventude é tema da Semana da Solidariedade 2012
Todos os anos em comemoração ao seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956, a Rede Cáritas Brasileira promove a Semana da Solidariedade. De 5 a 12 de novembro diversas ações ocorrem em comunidades, paróquias, dioceses e regionais da Cáritas em todo Brasil com o objetivo de evidenciar e fomentar a cultura da solidariedade em prol das pessoas em situação de exclusão social.

Este ano, como o tema Juventude, desenvolvimento e solidariedade, a Rede Cáritas, além de denunciar dados alarmantes da violência contra a juventude Brasileira, também quer estimular ações que gerem solidariedade com milhões de jovens vítimas da violência.

Os jovens que tem a vida ameaçada e exterminada é o ponto forte da Semana da Solidariedade 2012. De acordo com o Mapa da Violência, desenvolvido pelo Instituto Sangari com dados do Ministério da Justiça, no Brasil, 75% dos jovens vítimas de mortes violentas são negros e do sexo masculino. Outra cruel realidade como o trabalho escravo atinge grande parte dos adolescentes e jovens. Já o suicídio afeta, principalmente, a juventude indígena.

Alessandra Miranda, assessora nacional de Juventudes da Cáritas Brasileira, ressaltou que refletir sobre a violência na perspectiva do cuidado da defesa da vida da pessoa humana e, principalmente, daqueles e daquelas que têm seus direitos negados e usurpados é o lugar da solidariedade na defesa da vida, da vida das juventudes.

domingo, 28 de outubro de 2012

20% dos jovens NEM estudam NEM trabalham



20% dos jovens não estudam nem trabalhamTodos os dias, a grande imprensa aponta um momento positivo na economia do Brasil, dizendo que o país está longe da crise do capitalismo que se espalha pelo mundo, anuncia algumas vagas de emprego, como se estas existissem aos montes, e repete o velho ditado que diz “o Brasil é o país do futuro”. Mas quais são mesmo as perspectivas de futuro para a juventude do nosso país?
O sistema econômico vigente, o capitalismo, tem colocado os trabalhadores e a juventude numa situação de risco. Segundo um estudo realizado pelo professor Adalberto Cardoso, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) atualmente, no Brasil, 19,5% dos jovens entre 18 e 25 anos não trabalham nem estudam.
Os jovens nessa faixa etária representam 27,3 milhões de pessoas, das quais 5,3 milhões sem perspectiva de futuro. Para o economista do Ipea Paulo Levy, essa geração perdida vai fazer falta para um crescimento sustentado e, por isso, as empresas terão que aumentar a produtividade dos que estão trabalhando. Ou seja, isso significa que, para manter seus lucros, os empresários terão que explorar cada vez mais os trabalhadores.
Além de o governo investir uma pequeníssima parcela das riquezas do País na educação (apenas 2,99% do PIB) o que faz com que apenas 15% da juventude tenha acesso ao ensino superior, existem outros elementos que geram o fato presente. A ausência de perspectiva no futuro e a sobrevida que o mercado de trabalho oferece aos jovens, entre outras condições, têm gerado esta geração de oprimidos, puro reflexo do sentimento de desesperança que assola a sociedade. O mundo capitalista é o mundo baseado no dinheiro e no lucro fácil, oposto à ideologia das classes trabalhadoras que não querem nada além do recebimento justo, compatível com aquilo que produzem.
Sendo assim, por ser a classe dominante que tenta transformar tudo à sua imagem e semelhança, a burguesia tem impedido, da forma mais brutal, o avanço do proletariado e, consequentemente, da sociedade. Como disse Karl Marx de forma simples, mas profunda, no Manifesto do Partido Comunista, “O sistema burguês tornou-se demasiado estreito para conter as riquezas criadas em seu seio”. Eis o motivo pelo qual se tenta, de forma desenfreada, conter as forças produtivas, por um lado, e, por outro, explorar cada vez mais os trabalhadores que restam na ativa.
Esta realidade só nos leva a uma crise ainda mais profunda do capitalismo, uma vez que o próprio sistema tem criado uma geração que comprometerá a produção de riquezas no futuro. Não vamos esperar para ver cada vez mais famílias entregues à miséria, à fome e ao desemprego. Torna-se cada vez mais necessário que a juventude do nosso país se junte na luta por uma sociedade diferenciada, em que o proletariado esteja à frente das decisões sobre o rumo da vida do nosso país. Sobre o futuro, façamos nossa a frase do Che quando nos ensinou que, “se o presente é de lutas, o futuro nos pertence”.
Daniel Victor, Recife

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chuva de Bênçãos no DNJ 2012

Santa Missa do DNJ

Concentração e Manifesto Duplicação PR 323 
Sempre com temas importantes, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2012 teve o tema JUVENTUDE E VIDA, e o lema 'Que vida vale a Pena ser vivida'. DNJ, mesmo com muita chuva abençoada, foi realizado pela Paróquia São José Operário de Umuarama/PR, juntamente com Setor Juventude Diocesano, no dia 21 de outubro, com início às 8h no Parque de Exposições de Umuarama se estendendo até ás 21h.
Os pontos  da programação foram ricos e diversificados desde o Manisfesto Duplicação PR 323, Santa Missa, Módulos com pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento, Festival, Apresentações, Shows e a presença também da Banda Dominus.

Apresentação Missionária
Módulo INFO + JMJs 
Muitas bandas com destaque á Dominus

Mais  fotos e informações em  igrejasaojoseoperario.com.br                  

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Escute o Hino CF & Juventude 2013


 O Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C já estão disponíveis. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.

A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema “Fraternidade e Juventude”, e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.

O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, “as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo”.

“Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial”,
 disse o assessor.

Eis a Letra do Hino:

Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio(Cf. Jr 1,5)
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor, (Cf. Mt 5,6)
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. (Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13)
/:Eis-me aqui, envia-me, Senhor!:/ (Is 6,8)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados. (Cf. Mt 10,27)

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
(Cf. Jr 1,4-10; Mt 3,2; 19,11-27)

Ouça e Cante o Hino CF 2013

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vigília do DNJ + JMJ



Vigília em Preparação ao DNJ e a JMJ
No dia 20 de outubro, o Setor Diocesano da Juventude juntamente com a Paróquia Catedral realizará a Vigília em preparação ao DNJ e a JMJ.
Todos os jovens de Umuarama e região estão convidados a participarem. 
O local será o Auditório João Paulo II (na Paróquia Catedral) das 20h00 às 00h00.
Os jovens das cidades longe de Umuarama podem realizar uma Vigília em sintonia conosco também.
Convide toda juventude de sua paróquia e realize este momento.
Você pode prepará-la com leituras bíblicas, cantos e Adoração ao Santíssimo, e muito mais aquilo que sua criatividade permitir.
Dúvidas e informações:  pj@mdu.org.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ANO da FÉ 2012-2013


2012 - 2013: Ano da Fé!

2012 - 2013: Ano da Fé!


Hoje, 11 de outubro, inicia o Ano da Fé, convocado por Bento XVI. Mas de que se trata? O que deseja o Santo Padre? O que se pode fazer? A 10 dias do início, respostas às perguntas que surgem.
1. O que é o Ano da Fé?
O Ano da Fé é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo (Porta Fidei, 6).
2. Quando se inicia e quando termina?
Inicia-se a 11 de outubro de 2012 e terminará a 24 de novembro de 2013.
3. Por que nessas datas?
Em 11 de outubro coincidem dois aniversários: o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento, em 24 de novembro, será a solenidade de Cristo Rei.
4. Por que é que o Papa convocou este ano?
Enquanto que no passado era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade, devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas. Por isso, o Papa convida para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. O objetivo principal deste ano é que cada cristão possa redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.
5. Quais meios assinalou o Santo Padre?
Como expos no Motu Proprio Porta Fidei: Intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente na Eucaristia; dar testemunho da própria fé; e redescobrir os conteúdos da própria fé, expostos principalmente no Catecismo.
6. Onde terá lugar?
Como disse Bento XVI, o alcance será universal. Teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre. Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo.
7. Onde encontrar indicações mais precisas?
Congregação para a doutrina da fé.
Aí se propõe, por exemplo:
- Encorajar as peregrinações dos fiéis à Sede de Pedro;
- Organizar peregrinações, celebrações e reuniões nos principais Santuários.
- Realizar simpósios, congressos e reuniões que favoreçam o conhecimento dos conteúdos da doutrina da Igreja Católica e mantenham aberto o diálogo entre fé e razão.
- Ler ou reler os principais documentos do Concílio Vaticano II.
- Acolher com maior atenção as homilias, catequeses, discursos e outras intervenções do Santo Padre.
- Promover transmissões televisivas ou radiofônicas, filmes e publicações, inclusive a nível popular, acessíveis a um público amplo, sobre o tema da fé.
- Dar a conhecer os santos de cada território, autênticos testemunhos de fé.
- Fomentar o apreço pelo patrimônio artístico religioso.
- Preparar e divulgar material de caráter apologético para ajudar os fiéis a resolver as suas dúvidas.
- Eventos catequéticos para jovens que transmitam a beleza da fé.
- Aproximar-se com maior fé e frequência do sacramento da Penitência.
- Usar nas escolas ou colégios o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.
- Organizar grupos de leitura do Catecismo e promover a sua difusão e venda.
8. Que documentos posso ler por agora?
- O motu proprio de Bento XVI Porta Fidei
- A nota com indicações pastorais para o Ano da Fé
- O Catecismo da Igreja Católica
- 40 resumos sobre a fé cristã
9. Onde posso obter mais informação?
Visite o site annusfidei.va

Fonte: Zenit

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Semana Missionária JMJ 2013 no PR





Vídeo institucional convidando os peregrinos estrangeiros para participar da Semana Missionária da JMJ nas dioceses do Estado do Paraná, dos dias 16 a 20 de Julho de 2013! Venha preparar-se aqui para a JMJ 2013 no RIO de 21 a 28 de Julho!!!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Desafios fazem parte do teu MUNDO. Isto é JMJ



Participar de uma Jornada Mundial da Juventude é viver grandes desafios. Formar seu grupo de peregrinos, experimentar o convivio comunitário durante uma semana, estar longe de casa e, para garantir toda essa experiência, ainda conseguir o valor em dinheiro




"O coração do mundo bate aqui". Este é o slogan da campanha institucional da JMJ Rio2013 que começa a ser veiculada neste mês. Um vídeo com imagens dos milhões de jovens que participaram de Jornadas terá divulgação nacional nas principais emissoras, além de anúncios em jornais e revistas, outdoor, mobiliário urbano, rádio e internet. 
Assinadas pela agência Artplan, as peças reforçam o caráter internacional do evento e destacam pontos fortes da JMJ, como o fator social, humano e o turismo. Segundo a secretária-executiva do setor de Comunicação da JMJ Rio2013, Graziele Lacquaneti, o objetivo é atingir o público de "fora da Igreja", direcionando para um novo foco. "Até agora, a comunicação era para o público católico", explicou.
"Entramos numa nova fase, com uma linguagem mais abrangente, para dizer o que vai acontecer no Rio de Janeiro em 2013", disse Graziele. Nos próximos meses, a campanha vai focar outros aspectos, como o voluntariado e a hospedagem dos peregrinos, até atingir uma etapa internacional.

visualizações no JMJ Dioc. Umª