Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude
clique no site Oficial rio2013.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bispos Referenciais se reúnem pela Juventude e JMJ


Bispos Referenciais se reúnem pela Juventude e JMJ


Bispo referencial SULII (PR) Dom Anuar Bastistti- Arqdioc. Mgá-( único de cima)

A juventude não é só o futuro, mas o presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje. Inspirados e movidos por esta afirmação, os Bispos Referenciais da Juventude, dos 17 Regionais da CNBB, se reuniram no começo desta semana para avaliar a caminhada e traçar metas e projetos para a Evangelização dos Jovens.
“Hoje se fala muito de juventude, é importante se pensar na juventude como presente como aquela que faz história”, afirma dom Nelson Francelino, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e referencial pela Juventude no Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro). Este encontro, segundo ele, é importante porque cada um se deslocou de lugares diversos, justamente para pensar e iluminar uma linha de evangelização para a juventude, que hoje está ameaçada, angustiada, perplexa, diante de tantos modelos econômicos e sociais que não respondem aos seus horizontes. “Nós temos muito para acrescentar e aproveitar deste momento histórico e fecundo para a Igreja no Brasil que é a JMJ”, completou dom Francelino.
À luz do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2012-2015, dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, conduziu junto com seus assessores: padre Carlos Sávio da Costa e padre Antônio Ramos do Prado, momentos de reflexão e partilha entre os bispos presentes.
“Nossa reunião foi muito boa pela colegialidade episcopal representando a juventude, e por tratarmos de assuntos que falam da evangelização dos jovens, grande desafio da Igreja de hoje e do futuro”, disse dom José Valmor César, bispo referencial da Juventude no Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe). “Os jovens estão em nosso coração, e cada um de nós aqui, queremos que eles estejam no coração de toda a Igreja no Brasil”, destacou.
A Jornada Mundial da Juventude e, também, a Semana Missionária e o projeto Bote Fé, que acontecem por todo o país, foram assuntos abordados no segundo dia de reunião.
Para dom Antônio Emídio Vilar, bispo referencial do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso),  momentos como este são importantes para “organizar o Setor Juventude em seus vários seguimentos, em preparação também para a JMJ, já com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora acontecendo por todo o país, além de ter um olhar para a juventude que é o rosto sempre renovado da Igreja e que vai de encontro ao mundo que se adapta, que sempre tem uma nova linguagem”.
Os “Jovens Conectados” estiveram presentes na reunião. Quatro representantes do grupo que é responsável pela parte de Comunicação da Comissão para a Juventude da CNBB, fizeram uma apresentação mostrando o alcance, missão e desafios do projeto que tem como objetivo traduzir a vida e missão da Igreja numa linguagem jovem, através das diversas mídias sociais existentes.
promoção de JMJ RIO 2013

Dom Frei Irineu Gassen, bispo referencial do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), fez sua avaliação ao final do encontro e disse que “participar destas reuniões se torna cada vez mais importante, a evangelização do jovem está se tornando prioridade em todas as dioceses e paróquias no Brasil, de modo que não estamos mais falando de uma pastoral do futuro, mas sim que resposta nós vamos dar aos jovens que hoje procuram no Evangelho o seu caminho.  Portanto com as palestras, partilhas, trocas de experiências, formações e informações por parte da CNBB é de suma importância para nós, e teremos possivelmente neste ano mais duas reuniões, com a urgência da Jornada Mundial da Juventude e da Campanha da Fraternidade do próximo ano, teremos muito que refletir e partilhar, que o Espírito Santo seja nossa força”, finalizou.
Autor/Fonte: CNBB 

quinta-feira, 8 de março de 2012

CAMPANHA DE HOSPEDAGEM JMJ RIO2013: “FAÇA MILHÕES DE AMIGOS”



08/03/2012 - JMJ
Acolha nas regiões sudeste e sul do Brasil 

campanha de hospedagem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 invadiu as redes sociais neste final de semana. Com o tema “Faça milhões de amigos”, a imagem escolhida para ilustrar a acolhida do povo carioca é de uma família comum que ganha dois novos membros peregrinos da JMJ.
De acordo com o diretor de criação da agência Scalla Comunicação, responsável pela campanha, Marco Cazumba, a imagem do casal representa o Cristo Redentor, que está de braços abertos para acolher os peregrinos.
O pré-lançamento da campanha foi feito no dia 28 de fevereiro, no Edifício João Paulo II, sede do Comitê Organizador Local (COL) para os coordenadores paroquiais, membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) e blogueiros, que receberam a missão de difundir o material através das mídas sociais. A ação de marketing através das redes faz parte da preocupação do COL com o uso de carbono zero.
Segundo a irmã Graça Maria, responsável pelo Setor de Hospedagem, o foco inicial da campanha são as paróquias que ficam no Grande Rio e centro de Niterói. “Nós vamos atingir primeiro a nossa casa. A equipe de hospedagem é o nosso braço direito, braço esquerdo, perna direita e perna esquerda, porque é ela que vai marcar a Jornada pela qualidade de nossa acolhida”, disse.
Para Neite Bertine, a mãe da família que aparece na imagem de divulgação da campanha, é uma emoção e uma responsabilidade muito grande a família dela ser a família da imagem de divulgação: “Todas as pessoas estarão nos olhando como família-modelo, e não temos essa pretensão. A gente quer apenas que as pessoas abram as suas casas para que milhões de jovens possam vir para esse evento, que traz uma felicidade, uma emoção indescritível. Somente participando da Jornada é possível compreender a dimensão que essa campanha traz, acolher pessoas aí na sua casa, numa casa simples, do jeito que for, mas que abra a porta para que a pessoa possa entrar e descansar para, no dia seguinte, tornar a participar com afinco das atividades”, explicou.
A meta da campanha é conseguir 500 mil hospedagens até julho deste ano e 2 milhões até março de 2013. O sistema de distribuição de peregrinos será por grupo linguístico.
Outra preocupação da equipe de hospedagem do COL é com locais de fácil acesso para acolher portadores de necessidades especiais e bispos catequistas, que serão hospedados em áreas próximas de onde serão dadas as catequeses durante a JMJ. Além das casas de famílias, também hospedarão peregrinos e voluntários, instituições militares, paróquias, escolas e universidades católicas, escolas públicas e faculdades particulares não confessionais.
As inscrições para as famílias que desejam participar da acolhida de peregrinos já podem ser feitas pelo sitewww.rio2013.com/pt/hospedagem. Os coordenadores paroquiais que faltaram às reuniões sobre o sistema de hospedagem da JMJ tiveram um encontro com o COL, no Edifício João Paulo II, na Glória, em 6 de março.
Por Christiane Sales e Renato Francisco
Tags: RIO2013 - HOSPEDAGEM 

VII Encontro Mundial das Famílias

VII Encontro Mundial das Famílias- Milão 2012

VII Encontro Mundial das Famílias - Milão 2012 Maiores detalhes visite: http://www.family2012.com/pt/ 

A Família: o trabalho e a festa

DE QUARTA-FEIRA 30 MAIO A DOMINGO 3 JUNHO

COUNTDOWN
-60

NOTÍCIAS

SCOLA AOS VOLUNTÁRIOS: VOCÊS PRECISAM SABER POR QUE, MAS ACIMA DE TUDO PARA QUEM O FAZEM”

O arcebispo encontrou os "team leader" dos voluntários para o VII Encontro Mundial das Famílias.
CONTINUE LENDO

NOTÍCIAS

CONVITE


Pra todos os peregrinos que precisam da Visa pra entrar na italia pra o encontro
VEJA MAIS DOCUMENTOS

Onde?  VII Encontro Mundial das Famílias

Os eventos do VII Encontro Mundial das Famílias acontecerão em diferentes lugares da cidade de Milão e da região Lombardia. Numerosas iniciativas serão organizadas no território; porém, o Congresso Internacional Teológico Pastoral, a Feira Internacional da Família e os eventos com o Papa Bento XVI serão concentrados na Fieramilanocity e no Milano Parco Nord – Aeroporto di Bresso.

Milano Parco Nord – Aeroporto di Bresso

Milano Parco Nord – Aeroporto di Bresso receberá a Festa dos Testemunhos do sábado 2 de junho e a Santa Missa do domingo 3 de junho, ambas na presença do Papa Bento XVI.
Area rendering
Area map

Trata-se de uma área destinada para aeroporto civil para vôos turísticos. È a sede do Aero Club Milano e tem uma superfície de 790.000 m2. Na qualidade de aeroporto ativo, já está estruturalmente adequado para acolher um número considerável de peregrinos e não precisa de trabalhos de adaptação que podem danar o meio ambiente.
Relativamente à segurança, a área, sendo um Aeroporto, apresenta todas as medidas de segurança necessárias e os conseqüentes controles. Nesta área tem um helicóptero de salvação e nos arredores estão diferentes hospitais.
A área está servida pelos transportes públicos e é facilmente alcançável mediante as auto-estradas. Além disso, para garantir um correto fluxo e refluxo de peregrinos, está se estudando o desenvolvimento dos meios de transporte e da rede urbana para satisfazer a afluência nos dois dias de presença do Papa. Por isso, será importante poder contar com o completamento da conexão MM5 do metrô.

Fieramilanocity - MiCo

Fieramilanocity – MiCo receberá o Congresso Internacional Teológico Pastoral, a Feira da Família e a Livraria Internacional.
MiCo é um dos maiores centros de congressos da Europa e do mundo, com uma capacidade máxima de 18.00 pessoas para cerca de 70 salas de conferências todas já equipadas e providas de uma cabine de controle fixa de audio e vídeo. Situada nos arredores do centro de Milão, a área é facilmente alcançável com os meios públicos de transporte e mediante as auto-estradas e os anéis viários milaneses. (http://www.micmilano.it/DoveSiamo_it.html)
Maiores detalhes visite: http://www.family2012.com/pt/ 

visualizações no JMJ Dioc. Umª