Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude
clique no site Oficial rio2013.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Semana da Cidadania (SdC) 2012



29/02/2012



A Semana da Cidadania (SdC) de 2012 propõe o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”. Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).

Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança. 

O referencial bíblico Jo 6, 27  deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida. 

Vejam e divulguem o cartaz da Semana da Cidadania. Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos do país. Enquanto isso, vamos sonhando e preparando as ações e reflexões que queremos realizar com os/as jovens e como jovens.

Que a SdC nos ajude a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.
 Realização:
Anchietanum - Centro de Juventude
Acesse desde já esse grande encontro rio2013.com
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude   

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto e Ação Evangelizadora RIO que cresce entre nós


A reunião aconteceu com a presença do Secretário da Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Mário Spaki, dia 26 de fevereiro (domingo), para tratar do projeto regional em vista da JMJ 2013.

O Rio que cresce entre nós é uma ação a ser promovida pela Coordenação da Juventude do Paraná, juntamente com o Secretariado do Regional Sul II da CNBB, envolvendo, possivelmente as 18 dioceses do Regional e a Eparquia de São João Batista. O objetivo da Ação é dar um ponta-pé inicial, a uma preparação remota, no Regional Sul II, para a JMJ Rio -2013; isto é, ajudar a juventude do Paraná a melhor se articular; criar uma rede organizadora de contatos com a juventude em vista da JMJ Rio 2013; desafiar e envolver a juventude do nosso Estado numa experiência missionária; arrecadar fundos para sustentar despesas e atividades ligadas à JMJ Rio 2013.Entusiasmados pela Palavra do Evangelho de São Matheus (6,30-44) Todos comeram e ficaram saciados” (Mc 6,42), este é o resultado final, totalmente sobrenatural humanamente, mas plenamente realizado por Deus. Além da fartura dos pães, o coração de todos se enche de encanto, de entusiasmo!  
A meta é levar para a JMJ Rio 2013 uma grande multidão de jovens paranaenses: 100.000!( E você está nessa?) Mais ou menos o número de jovens que a 'Ação Evangelizadora Rio que Cresce Entre Nós quer movimentar.
A nossa Diocese participará desse projeto. Após esse lançamento agora está no nível de demonstração nas paróquias e o desenvolvimento, no tempo pascal 2012 e encerramento, dessa Ação Evangelizadora, em pentecostes meados de Junho 2012.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DE HOSPEDAGEM PARA A JMJ RIO2013: FAMÍLIAS DE ACOLHIDA



26/02/2012 - HOSPEDAGEM

Famílias de acolhida
“Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rom 12,10.13).
Uma das etapas principais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a acolhida aos peregrinos que virão de todas as partes do mundo. No segundo Domingo da Quaresma, este ano dia 4 de março, será lançada nas paróquias da Arquidiocese do Rio a Campanha de Hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Para entender melhor o que é um hospedeiro e como acontecerá a campanha, entrevistamos a responsável pelo Setor de Hospedagem, irmã Graça Maria, CNSB.

Setor de Comunicação da JMJ – Como será a hospedagem dos peregrinos para a JMJ Rio2013?
Irmã Graça Maria – As hospedagens serão em casas de família, paróquias, escolas públicas e particulares, ginásios poliesportivos, casas de festas, centros comunitários e outros locais que sejam seguros e cobertos para que o peregrino possa ser alojado para pernoite.
JMJ – Qual a mensagem da campanha?
“Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rom 12, 10.13). São Paulo resume como devem ser nossas equipes de hospedagem e famílias de acolhida.
JMJ – Como uma família é impactada ao abrir sua casa para receber um peregrino?
Irmã Graça – Ao exercitar uma das obras de misericórdia: “dar pousada ao peregrino”, a família sentirá a alegria e a oportunidade de dar testemunho e vivenciar sua fé e o dinamismo dos jovens de outras cidades, países e até mesmo continentes.
JMJ – Da mesma forma, como um peregrino é afetado por essa experiência?
Irmã Graça – “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine”. O peregrino poderá experimentar essa caridade, virtude cristã, que ultrapassa todas as diferenças de cor, raça, cultura, povo e língua.
JMJ – O que é preciso para ser um hospedeiro?
Irmã Graça – Nós estamos trabalhando com “carbono zero”. Isto significa que iremos centralizar nossos cadastros pelo portal:www.rio2013.com\pt\hospedagem. Porém, sabemos que para muitos isso poderá ser um impedimento, e por esta razão estão sendo montados plantões paroquiais para atenderem estas pessoas que querem ser família de acolhida e não tem acesso à internet.
Também aqueles que quiserem oferecer seus estabelecimentos poderão entrar em contato conosco pelo email:hosped@rio2013.com, informando o endereço do local bem como nome e telefone de contato para que possamos estar agendando uma visita e fazer posterior cadastro do mesmo.
JMJ – Posso escolher quem eu quero hospedar em minha casa?
Irmã Graça – A distribuição dos peregrinos será feita por regiões linguísticas, portanto, você receberá em sua casa o peregrino de sua região linguística.
JMJ – Preciso buscar o peregrino no aeroporto para levá-lo até minha casa?
Irmã Graça – O coordenador do Setor Hospedagem enviará as informações sobre a paróquia de sua acolhida, endereço, acesso, facilitando o peregrino sobre sua chegada e acolhida.
JMJ – Para ser família de acolhida eu preciso estar o dia inteiro em casa?
Irmã Graça – O peregrino utilizará o alojamento e casas apenas para o pernoite e higiene pessoal, ficando o mesmo, durante todo o dia, em função das programações da JMJ Rio2013.
JMJ – O alojamento estará disponível durante todo o dia?
Irmã Graça – O alojamento é exclusivo para pernoite, permanecendo fechado durante o dia (refere-se a escolas, clubes, casas de festa, ou outros tipos de hospedagem que não sejam em casas de família).
JMJ – Haverá um voluntário que fale o idioma do grupo de peregrinos no local de hospedagem?
Irmã Graça – Sim. Caberá à Coordenação de Hospedagem solicitar ao Setor Voluntariado da paróquia uma equipe devidamente preparada para auxiliar os peregrinos.
JMJ – Onde me cadastrar como família de acolhida?
Saiba mais sobre a Hospedagem no Tire suas dúvidas.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Projeto o Rio que cresce entre nós




Projeto o Rio que cresce entre nós


O 'Rio que cresce entre nós' é uma ação a ser promovida pela Coordenação da Juventude do Paraná, juntamente com o Secretariado do Regional Sul II da CNBB, envolvendo, possivelmente as 18 dioceses do Regional e a Eparquia de São João Batista. O objetivo da Ação é dar um ponta-pé inicial, a uma preparação remota, no Regional Sul II, para a JMJ Rio -2013; isto é, ajudar a juventude do Paraná a melhor se articular; criar uma rede organizadora de contatos com a juventude em vista da JMJ Rio 2013; desafiar e envolver a juventude do nosso Estado numa experiência missionária; arrecadar fundos para sustentar despesas e atividades ligadas à JMJ Rio 2013.
A meta é levarmos para a JMJ Rio 2013 uma grande multidão de jovens paranaenses: 100.000! Mais ou menos o número de jovens que a 'Ação Evangelizadora Rio que Cresce Entre Nós quer movimentar.
A nossa Diocese participará desse projeto!
A reunião contará com a presença do Secretário da Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Mário Spaki, dia 26 de fevereiro (domingo), para tratar do projeto regional em vista da JMJ 2013. Para este encontro, que começará às 9h na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama, pedimos que as paróquias enviem dois representantes jovens (um rapaz e uma moça).
Quem quiser saber maiores informações do Projeto pode entrar em contato com a Veronica, na Cúria Diocesana, no período da tarde.

“RIO que cresce entre nós” – Rumo à JMJ Rio-2013

Apresentação

Com esse sugestivo titulo, nasceu a proposta de um trabalho muito simples e altamente solidário com a Juventude do Regional Sul II. Tudo isso veio à tona a partir do anuncio feito pelo Papa Bento XVI que a Jornada Mundial da Juventude de  2013 seria no Rio de Janeiro. Não só houve uma explosão de alegria da juventude presente na Jornada em Madrid, mas em todas as pessoas que amam os jovens e a nossa Igreja.
Ao anunciar o local, o Papa também indicou o lema da JMJ: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Essa ação missionária proposta pelo lema não se realiza apenas nos dias da Jornada, mas no dia a dia da evangelização.
Esse projeto que está chegando em suas mãos, quer mobilizar um maior número de jovens do Paraná a preparar-se para a JMJ – Rio 2013 através de um processo de evangelização e de um gesto solidário e comprometedor de todas as Dioceses do Regional Sul II. Queremos levar um “rio” de jovens ao “Rio” de Janeiro ao encontro do Papa Bento XVI! 
Convido você querido (a) jovem a conhecer este “rio”, entrar nele, navegar sem medo, lançar as redes nas águas mais profundas (cf. Lc 5,4) e deixar o milagre acontecer. Tenho certeza que será um testemunho para o mundo. Saúdo o Pe. Mário Spaki, Secretário do Regional Sul II e o Pe. Joel Nalepa, Assessor da Juventude do Paraná, pois ambos foram inspirados pelo Espírito Evangelizador e pelo amor à juventude ao criar este projeto. Só amamos o que conhecemos, e aqui está o caminho que você vai conhecer e amar.
Deus o (a) abençoe! Nossa Senhora do Rocio o (a) proteja neste caudal de águas do “rio” em que a juventude do Paraná vai navegar.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá
Companheiro da Juventude no Paraná

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Diocese de Umuarama realiza coletiva sobre a CF 2012




Diocese de Umuarama realiza coletiva sobre a CF 2012
Na manhã de hoje (17), a Diocese de Umuarama, por meio de seu bispo diocesano, dom frei João Mamede Filho, OFM Conv; junto aos padres Sérgio Grigoleto, assessor da Pastoral da Saúde; e Wilson A. Pintenho, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, realizou uma coletiva de imprensa sobre a Campanha de Fraternidade 2012 ( CF), que tem como tema o tema: “Fraternidade e Saúde Pública”; e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).

Participaram do evento cerca de 20 jornalistas dos mais variados meios de comunicação escritos, falados e televisionados. Dom Mamede entregou um texto com um resumo sobre os objetivos e ações a serem realizadas pela Igreja do Brasil durante o ano de 2012, como “disseminar o conceito de bem viver, sensibilizar as pessoas para a prática de hábitos de vida saudáveis e a importância do serviço aos enfermos e da integração destes na comunidade”.

O bispo deixou claro que a conscientização na saúde pública deve passar pela integração entre governo federal, estadual e municipal, com um destaque para o cooperativismo entre os municípios, para viabilizar tratamentos de saúde para as pequenas cidades, por meio dos consórcios regionais de saúde, e outras associações, como a AMERIOS – Associação dos Municípios Entre Rios.

O padre Sérgio destacou que essa campanha deve ser também um momento de conscientização para os deveres da população e algumas medidas preventivas para evitar os problemas de saúde. Para que se diminua assim, as ocorrências simples que podem ser evitadas, desafogando assim o trabalho nos postos de saúde.

Ao final da coletiva o padre Wilson Pintenho apresentou alguns resultados da Campanha da Fraternidade do ano passado, como os projetos realizados pela Paróquia Catedral Divino Espírito Santo e Associação Rainha da Paz, em Cianorte que graças a verba destinada da campanha estão fabricando de sabão de óleo reciclado; e a Associação Vida e Solidariedade do Jardim Industrial, que está realizando trabalho na educação de crianças, entre outros projetos realizados.

Dom Mamede encerrou agradecendo a presença dos jornalistas presentes, afirmando que eles são os responsáveis por levar informação e conscientização à população. “Se não fosse por vocês, nossa mensagem chegaria até as paredes externas dessa sala. São vocês que levam a nossa voz ao povo, quem ajuda ao profeta, tem recompensa de profeta”, concluiu ele.

Fonte: www.diocesedeumuarama.org.br
Assista ao vídeo CF 2012 agora
 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

STANISLAW RYLKO VEM AO RIO ACERTAR DETALHES DA JMJ 2013


CARDEAL STANISLAW RYLKO VEM AO RIO ACERTAR DETALHES DA JMJ
15/02/2012 - COL - JMJ - VATICANO - PCL - RIO DE JANEIRO - RIO2013
O Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano, virá ao Rio de Janeiro na segunda-feira, dia 27.
Ele ficará na cidade durante cinco dias, onde participará de reuniões com os representantes do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de um encontro com representantes de movimentos jovens e comunidades novas do Rio. Na programação, ele irá visitar possíveis locais da cidade que poderão receber os eventos oficiais da JMJ Rio2013.
No dia 2 de março, às 11h, o Cardeal Rylko e o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta,  darão uma coletiva de imprensa onde farão um balanço das atividades realizadas pela Comitiva do PCL durante a visita ao Rio. A coletiva será no edifício João Paulo II, na Glória.
Os detalhes da vinda do cardeal ao Rio foram fechados na tarde desta quarta-feira, 15, durante reunião do COL. Desde segunda-feira, os coordenadores de todos os setores da Jornada estão reunidos no Colégio Regina Coeli, na Tijuca, para avaliação dos passos dados, até o momento, na construção da JMJ Rio2013.
Acompanhando o Cardeal Rylko, vêm ao Brasil uma comitiva com mais três representantes do PCL: padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem; Marcello Bedescci, presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude e padre João Wilkes Chagas.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Divulgada a LOGOMARCA OFICIAL DA JMJ RIO2013
























Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Todos os direitos reservados. Marca registrada.

Logomarca oficial da JMJ Rio2013 protegida nos termos da Lei de Direitos Autorais.

SETOR COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013

visualizações no JMJ Dioc. Umª