Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude
clique no site Oficial rio2013.com

sábado, 28 de janeiro de 2012

Fevereiro terá a inauguração do Centro da Juventude em Umuarama




O município de Umuarama receberá uma unidade do Centro da Juventude no mês de Fevereiro de 2012. Construído pelo Governo do Paraná, o espaço recebeu investimento de R$ 2,2 milhões, recursos do Tesouro do Estado, provenientes do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência e liberados por decisão do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Os Centros da Juventude são lugares para o exercício da cidadania e da convivência, onde o jovem pode desenvolver suas habilidades, buscar formação e inserção social. Além de ter acesso a bens culturais e artísticos, o jovem participa de atividades esportivas e de formação profissional”, explica a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Segundo ela, a construção dos centros vai ao encontro da nova política estadual de inclusão cultural, social e profissional de adolescentes e jovens. Na primeira fase do projeto, os centros estão sendo implantados em 29 municípios, selecionados por critério de densidade populacional na faixa etária de 12 a 18 anos, receita per capita e indicadores de violência. Em Umuarama, o Centro da Juventude terá 6 mil metros quadrados, com um bloco para atividades educativas, laboratório, biblioteca, sala de informática, estúdio de áudio, auditório e salas multiuso. Outro bloco será dedicado às atividades esportivas, com praça, teatro de arena, pista de skate, ginásio poliesportivo e piscina semi-olímpica. Construído e equipado pela Secretaria da Família, o centro tem o projeto arquitetônico e a supervisão da obra realizados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “Os resultados esperados são a diminuição da violência, criminalidade e evasão escolar, além do fortalecimento de vínculo com as famílias e a preparação para o mercado de trabalho”, afirma a coordenadora de proteção social básica da secretaria, Letícia Reis. O local escolhido para a implantação do Centro da Juventude é a Vila Independência, bairro mais populoso da cidade. Com capacidade para atender diariamente mil adolescentes (e também seus familiares), o centro será gerido e mantido pela Prefeitura de Umuarama, que também fornecerá profissionais para as atividades. Para acompanhar o desenvolvimento e implantação desta política pública direcionada aos jovens paranaenses, foi formado um Comitê Estadual Interinstitucional. O objetivo é aprimorar a proposta pedagógica dos Centros da Juventude, incentivar os municípios contemplados com a obra e criar Comitês Municipais para um efetivo planejamento das ações que serão realizadas no espaço. Participam do Comitê Estadual Interinstitucional representantes da secretarias da Família e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Cultura e a Paraná Esporte.
Fonte: Jornal Terceiro Milênio

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Encontro Nacional da Pastoral da Juventude 2012 em Maringá


cartaz_10enpj.jpg


O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil. Com grande alegria a PJ fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012, nas terras da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul II da CNBB, sendo a primeira diocese da região sul do país a receber o Encontro Nacional da PJ (ENPJ).


Estamos em contagem regressiva para o nosso grande encontro. Faltam poucos dias e é momento de arrumar a mochila para participar deste grande momento de partilha, festa, reflexão, reza e celebração da vida juvenil. 


Detalhes:
Festa da partilha
Os(as) participantes deverão trazer para partilha comidas e bebidas típicas de sua região. A intenção é promover uma grande festa da partilha integrando as mais diversas culturas que estarão presentes no ENPJ.
 
Momentos culturais
Os intervalos de almoço e jantar serão também momentos culturais. Aqueles(as) que desejarem poderão preparar apresentações breves de poesias, músicas e esquetes teatrais. Ao chegar, poderão buscar mais informações com a secretaria do ENPJ.

Lojinha
No ENPJ haverá uma loja para comercialização de produtos. Portanto, os participantes podem trazer camisetas, bonés, adesivos, bandeiras, artesanato, etc. A loja do evento também ajudará no custeio do ENPJ 


Programação Prevista 10º ENPJ


07/01 – sábado
Chegada dos/as participantes
À partir das 12h

08/01 - Domingo
Chegada dos(as) participantes e Celebração de Abertura
Credenciamento dia todo, jantar às 17h30 e celebração às 19h30

09/01 - segunda
Abertura e início dos trabalhos 

10/01 - terça
Missão - Dia todo nas comunidades

11/01 - quarta
Continuação dos trabalhos

12/01 – quinta
Passeio

13/01 - sexta
Continuação dos trabalhos

14/01 – sábado 
Encaminhamentos finais
15h Celebração de encerramento, Marcha e surpresas.

15/01 - domingo 
Saída
Café da manhã para todos os participantes e Envio

Maringá está de braços abertos para acolher os milhares de jovens de todo Brasil nesse grande evento.

 



visualizações no JMJ Dioc. Umª