Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude
clique no site Oficial rio2013.com

terça-feira, 31 de maio de 2011

Agenda de 11 a 15 de agosto, 2011


  • martes_gris
  • Agenda del Sabado 20 de Agosto de 2011
  • Agenda del Domingo 21 de Agosto de 2011
Agenda prévia 
11/08/2011
Chegada às dioceses

Os peregrinos e grupos que participam no programa Dias nas Dioceses, chegam às distintas dioceses de acolhimento. Nessa altura, mais de quarenta dioceses Espanholas receberão os participantes das Jornadas Mundiais da Juventude.

12/08/2011 - 14/08/2011
Programa – Dia nas Dioceses
Cada Diocese prepara um programa de actividades para os peregrinos: religiosas, culturais, de solidariedade humana, etc. O plano de actividades de cada diocese será incluído na página correspondente.

15/08/2011
Missa de Envio para a JMJ
No dia 15, solenidade da Ascensão da Virgem Maria, os Bispos das dioceses espanholas celebrarão a Missa de envio para Madrid 2011, para os jovens das suas dioceses e os peregrinos que participem nos DED.

15/08/2011
Chegada a Madrid
Na tarde de dia 15 começa o acolhimento dos peregrinos da JMJ em Madrid.

JMJ Madri: 6 milhões de refeições e sistema de tickets


Os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em agosto em Madri contarão com uma rede de hospitalidade da Comunidade de Madri, graças a um acordo com associações de bares e restaurantes madrilenhos, que criará uma rede de locais para oferecer refeições aos peregrinos e voluntários da Jornada. Os participantes da JMJ que tenham solicitado manutenção em sua inscrição – prevê-se que sejam cerca de 400 mil – receberão um bloco de vales-refeição que poderão utilizar em centenas de restaurantes associados da comunidade de Madri.
A participação de bares e restaurantes que não pertencem a estas associações também está aberta e se espera que todo aquele local interessado em fazer parte da rede se una a ela. Os benefícios da prestação deste serviço se distribuirão entre pequenas e médias empresas, uma iniciativa que beneficia a economia espanhola em um momento de crise e desemprego.
A principal associação integrante da rede, a Fehrcarem, é formada pelos grupos Rodilla, Autogrill, Grupo Areas, Brutus, Buffalo Grill, Comess Group, Le Pain Quotidien, Cafestore, The Eat Out Group, Mc Donald’s, Select Service Partner, Grupo Restalia (100 Montaditos), Telepizza, Casual Brand, Grupo Barril, Abades, Beer and Food e Vips. Estas empresas colaborarão em função de sua localização e tipo de serviço que podem oferecer.
A rede de bares e restaurantes de Madri distribuirá cerca de 6 milhões de refeições durante a terceira semana de agosto. A alimentação dos peregrinos se adaptará em todo momento às atividades preparadas para eles. Durante as manhãs dos dias 16 a 19 de agosto, os jovens assistirão às catequeses de bispos do mundo inteiro, em diversos municípios da comunidade de Madri.
As redondezas dos lugares das catequeses contarão com numerosos locais que oferecerão o “cardápio do peregrino” aos jovens, de forma que estes possam comer sem ter de se deslocar nem fazer filas.
Os jovens terão a opção de escolher diferentes estilos de refeições e de cardápios entre os restaurantes associados. Também se conta com as necessidades de grupos especiais, como os celíacos e diabéticos, entre a seleção de restaurantes escolhidos.
Por outro lado, nas tardes desses mesmos dias, o centro de Madri será testemunha de numerosos atos culturais e de eventos de massa, como a Missa de abertura e a via sacra. Em previsão de uma massiva afluência de peregrinos, Fehrcarem instalará uma série de pontos de distribuição na rua, como barracas e caminhões, para evitar a saturação dos locais.
A modalidade de distribuição da alimentação escolhida para esta JMJ supõe uma abordagem inovadora frente às edições passadas, que se baseavam na refeição servida em “piquenique”. Combina-se, assim, uma adequada prestação de serviço ao peregrino com uma promoção da capacidade, qualidade e profissionalismo da hotelaria de Madri.
Ainda assim, ambas as partes trabalham constantemente por aumentar a rede de estabelecimentos que possam oferecer o “cardápio do peregrino” e por garantir a adequada informação dos assistentes, afirmam os organizadores da JMJ.
Fim de semana em Cuatro Vientos
Os principais atos do fim de semana da JMJ se desenvolverão no aeródromo de Cuatro Vientos. A multinacional Aramark será a encarregada de distribuir no mesmo recinto do aeródromo mais de 1,5 milhão de refeições aos assistentes que solicitaram a manutenção em sua inscrição; 125 caminhões se encarregarão de transportar a comida ao lugar, que será distribuída por mais de 950 pessoas, nas barracas que se habilitarão para atender os assistentes.
Os dois acordos de manutenção da JMJ foram designados após as propostas recebidas em concursos dos quais participaram mais de 25 empresas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Veja o significado do logotipo da JMJ 2011- Madri



Salve querida galera jovem deste Brasil querido! Tudo em paz com vocês?
Engraçado, a gente dá uma piscadela e já é metade do ano. Que coisa o tempo, não é? Parece brincadeira, mas a ditadura do relógio parece mesmo incontornável. O melhor é mesmo fazer com que cada minuto valha a pena, assim não ficaremos com a sensação de um tempo que passa e pega a gente sempre de “calças curtas”.
E por falar em aproveitar bem o tempo, vamos conversar um pouco sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que neste ano acontece em Madri, capital da Espanha. De acordo com as previsões meteorológicas, agosto, época da Jornada, será de muito calor em Madri. O calor humano, segundo previsões dos jovens que devem ir até Madri, também será grande.
Algo de bonito que acontece nas Jornadas é esta partilha de experiências entre os jovens dos mais diversos países. Todos estão buscando o Cristo e nesta busca, cada um tem algo a oferecer ao outro, criando o sentido mais profundo da comunhão em busca de um ideal comum.
E foi este calor, natural e humano, que inspirou a confecção do logotipo oficial da Jornada em Madri. O desenhista e jornalista José Gil-Nogués explica que os tons avermelhados do logotipo – as cores vermelha, laranja e amarela - são referência direta ao jeito “caliente” de ser dos espanhóis, e remete imediatamente as cores da bandeira nacional. Segundo os organizadores do evento, é esta energia, que vem primeiramente do Cristo, aquela que deve envolver os jovens de todos os continentes que estiverem em Madri nos dias da Jornada.
Mas além das cores, o logotipo oficial do evento é a expressão da união da Juventude, que de mãos dadas, sabem que conseguirão construir um mundo melhor, usando para isso a força do Cristo e as novas linguagens do cotidiano. De mãos dadas, os jovens expressam que estão "enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé (Col 2,7)”.
A jornada mundial torna-se muito mais do que um momento de euforia, mas converte-se numa grande fonte de inspiração espiritual, na qual os jovens do mundo podem beber para reforçar seu compromisso de amor ao Cristo Jesus, o jovem libertador!
Mas há algo mais escondido no desenho. Os jovens, de mãos dadas, formam a letra M, que aqui é M de Maria e de Madri. E mais do que uma letra, a união dos jovens reproduz o desenho de uma coroa mariana, de modo específico a coroa de Nossa Senhora de Almudena, patrona de Madri.World Youth Day 2011 Madrid
A mensagem escondida no logotipo é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da Jornada Mundial da Juventude: dar a conhecer ao mundo sua mensagem.
 E é justamente a mensagem do Cristo, o amor ao próximo, que conduz toda a jornada. E dentro da perspectiva cristã, o que sinaliza o rumo da Jornada e conduz o olhar do jovem para um enraizamento profundo na fé é a Cruz do Cristo, ápice da coroa e sinal de vitória sobre as realidades da morte. Na cruz o jovem será fortalecido e nela seu compromisso com os mais necessitados adquire real valor. O futuro do jovem precisa passar pelo entrelaçamento com a cruz, sendo esta condição essencial para um futuro onde caibam os valores que dão sentido a vida! Por isso, a Cruz está no alto, acima da Coroa, chamando para Si a atenção não só dos jovens, mas de todos os que têm Boa Vontade.
Finalmente, o artista que idealizou o logotipo da Jornada 2011 faz questão de dizer da espontaneidade dos traços do logotipo. Com isso ele assinala uma das características mais determinantes do jovem do início do século XXI: somos uma juventude aberta, espontânea, afável, alegre, descontraída e, com tudo isso, uma juventude que tem desejo de um mundo onde possamos viver em paz conosco mesmos e com os outros. Esta é a grande mensagem do logotipo da Jornada de Madri: no calor humano, com Cristo e Maria, queremos expressar nossas formas de entender o mundo e deixar claro que, de um jeito próprio, somos conscientes de que os valores da vida dependem de nosso comportamento e crenças! Queremos de fato ser jovens enraizados no amor de Cristo!

Padre Evaldo César de Souza, missionário redentorista – Artigo publicado na Revista de Aparecida do mês de junho

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Geração JMJs

Em Agosto de 2011, Madrid acolhe o evento juvenil mais importante do mundo, convocado pelo Papa Bento XVI. Dois milhões de pessoas, vindas dos lugares mais recônditos do planeta, participam na XXVI Jornada Mundial da Juventude.

O que procuram tantos jovens? Porque é que os atrai a mensagem da Igreja Católica? O que se faz numa JMJ? Para que serve esta convocatória? Quem inventou este evento?
Neste livro estão recolhidos 25 testemunhos que revelam a existência de uma autêntica revolução no seio da Igreja. Milhões de jovens já participaram nas JMJ e a sua vida mudou completamente. Aqui encontrarás o testemunho de um casal holandês, um sacerdote japonês, uma estudante norte-americana, uma religiosa contemplativa espanhola, uma política do Mali, um seminarista britânico, uma executiva da Indonésia, um jornalista do Togo… todos eles pertencem à Geração JMJ.
Este livro inclui o testemunho inédito do único bispo da Igreja que organizou duas JMJ e que participou neste acontecimento desde as suas origens: D. António María Rouco Varela, Cardeal de Madrid.


+ detalhes de JMJ 2011 em http://www.madrid11.com/pt

visualizações no JMJ Dioc. Umª