segunda-feira, 20 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
A Cruz para mim…
A Cruz para mim…
01/09/2010Aquando da origem das Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa João Paulo II entregou aos jovens, uma Cruz e um Ícone que, daí em diante e à voz do seu apelo, seguiriam mundo fora, num gesto de evangelização universal.
No dia 8 de Agosto, estes símbolos tocaram solo Português e iniciaram uma rota de visita que durou 11 dias. No dia 17, a imponente Cruz chegou a Lisboa. No mesmo dia, celebrou-se uma oração de despedida que teve lugar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa.
(…) Entre os cânticos de Taizé, as velas queimavam como luz divina e acompanhavam as preces pessoais de cada um… Preces que surgiam ao ritmo das palavras bíblicas que a pouco e pouco eram rezadas… Textos que nos relembravam as últimas palavras de Jesus na Cruz…
Porque era a Cruz o centro daquela Igreja, e o centro do nosso mundo.
Porque o nosso Mundo é Cristo!
(…) No derradeiro momento da noite, o Cristo que nos impele esperava por nós, invisível numa cruz deitada no chão e, por breves instantes, cada pessoa presente naquele local teve a oportunidade de rezar enquanto tocava na cruz, como se de mão dada a Deus. Foi breve, muito breve, mas intenso e profundo. Não sei o que outros sentiram e pensaram, não sei se todos se levantaram e se dirigiram para a cruz e muito menos, que palavras terão rezado. Mas lembro-me de uma sensação única…
Enquanto esperava pelo momento de rezar sobre a cruz, tentava, no meu íntimo, encontrar um derradeiro ponto de encontro com Deus e, para isso, tentava olhar a própria cruz … o que era impossível … pois em toda a sua volta, corpos curvados e de joelhos no chão colocavam as suas mãos sobre o madeiro da cruz.
E então pensei: “ Quantas pessoas do mundo inteiro terão tocado nesta cruz, quantas pessoas terão rezado sobre ela? Quantos lugares terá ela visitado? Quantos rostos terão derramado lágrimas sobre ela e quantas pessoas a terão abraçado com alegria?”
Se para um Cristão, viver a comunhão com Deus vem da comunhão com o próximo de algum modo esta cruz encerra em si um poder imenso …
Podes ver a galeria de fotos aqui.
fonte>
Assinar:
Comentários (Atom)

